Visita de estudo à RTP Porto

Foi com grande entusiasmo que os alunos do 1º ano do curso técnico de Juventude da EPAD Gaia realizaram na passada sexta-feira uma visita de estudo à RTP Porto e ficaram a conhecer um pouco melhor o funcionamento dos estúdios de televisão e rádio e alguns dos segredos da TV, meio de comunicação que é também conhecido como “caixa mágica”.
O grupo foi guiado por um elemento da equipa de relações públicas da empresa, Rui Pinto, que num primeiro momento partilhou um pouco da história da RTP (onde trabalha há 47 anos). Explicou depois o funcionamento dos departamentos de Informação e Produção, falou sobre a atividade da Agenda, das régies, e de diferentes profissionais que todos os dias ajudam a levar aos espetadores e ouvintes as notícias do país e do mundo, como jornalistas, repórteres de imagem, anotadores, realizadores, sonoplastas, entre outros. A visita prosseguiu depois pelos longos corredores e instalações da rádio e televisão da empresa pública.
Ao longo da manhã, os alunos assistiram em direto ao noticiário da RTP3, numa emissão conduzida pelo jornalista Daniel Catalão, e tiveram a oportunidade de estar nos estúdios do programa Praça da Alegria, na presença dos apresentadores Sónia Araújo e Jorge Gabriel que saudaram a visita dos jovens estudantes da EPAD. Também as portas dos estúdios da Antena 1 se abriram para que os alunos pudessem acompanhar uma parte do programa Antena Aberta no qual os ouvintes são convidados a participar. Nesse dia, O Jornalismo na sociedade portuguesa foi o tema em debate.
A atividade proporcionou momentos de aprendizagem em contexto real e permitiu consolidar conteúdos que são lecionados em sala de aula, conciliando as abordagens teórica e prática.